Dicionário Online

SIGNIFICADO DAS PALAVRAS

Significado de Soneto

substantivo masculino Poema de 14 versos com forma fixa. Em italiano, soneto significa pequena canção. No soneto italiano, os primeiros oito versos, dispostos em dois quartetos expõem um tema ou uma experiência. Os dois tercetos seguintes respondem ou comentam esse tema. O esquema de rimas dos quartetos é comumente abba abba (rimam entre si os versos um, quatro, cinco e oito; e os versos dois, três, seis e sete). Nos tercetos, é frequente o esquema cde cde. Quanto à métrica, são mais usados os versos decassílabos, ou os alexandrinos.

Definição de Soneto

Classe gramatical: substantivo masculino
Flexão do verbo sonetar na: 1ª pessoa do singular do presente do indicativo
Separação silábica: so-ne-to
Plural: sonetos

Outras informações sobre a palavra

Possui 6 letras
Possui as vogais: e o
Possui as consoantes: n s t
A palavra escrita ao contrário: otenos

Rimas com soneto


"soneto" em frases de outros sites

É cru eviscerar-me por sonetos..

Em daniel abrunheiro

O sorteio dos oitavos-de-final da Champions League podia ter sido bem pior para as nossas cores. Esteve, aliás, em vias de o ser, não fosse um erro grotesco da UEFA ter obrigado a uma humilhante repetição do evento. Em vez do Real Madrid (que, convenhamos, deixaria poucas esperanças de apuramento), saiu o Ajax, emblema?

Em O INDEFECTÍVEL

No soneto gongorino que penduraba da dama que quitándose un anel, pinchábase cun alfinete vexo agora...

Em Trasalba

Escrevi aqui que tinha ficado satisfeito com o Real Madrid. Os motivos que me satisfazem no Ajax são completamente diferentes, mas certamente mais fortes. Já vi o Ajax na Luz, e não é prático ir a Amesterdão de carro. Só que, enquanto o Real Madrid é...o Real Madrid, está por confirmar que este Ajax, que segue no seu campeonato?

Em Vedeta da Bola

UM POEMA POR SEMANA ? Para este domingo escolhi Soneto Presente de José Carlos Ary dos Santos (1936-1984), o homossexual politicamente incorrecto que embaraçava...

Em Da Literatura

Onze versos casuais de um soneto inexistente..

Em #poesia

Leia-se a quadra desse "admirável soneto que é o seu voo quebrado e que

Em Geopedrados

De repente do riso fez-se o pranto Silencioso e branco como a bruma E das bocas unidas fez-se a espuma E das mãos espalmadas fez-se o espanto. De repente da calma fez-se o vento Que dos olhos desfez a última chama E da paixão fez-se o pressentimento E do momento imóvel fez-se o drama. De repente, não mais que de repente?

Em A RODA

821 D eu-me hoje para o soneto versilivre, ó minha Dinamene incorrupta..

Em daniel abrunheiro

SONETO

Em Viva a Poesia